Agência Panafricana de Notícias

2.431 cidadãos burkinabes repatriados desde início da covid-19

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso repatriou dois mil 431 dos seus cidadãos bloqueados no exterior, desde o início da doença do coronavírus (covid-19), declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Alpha Barry, na segunda-feira, em Ouagadougou.

“O Governo conseguiu, em colaboração com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), organizar 39 operações de repatriamento, em 16 países diferentes. Estas 39 operações permitiram fazer voltar ao país dois mil 431 Burkinabes, até 30 de julho de 2020 ", declarou Barry num briefing com a imprensa.

O ministro acrescentou que mil 716 pessoas, dos quais africanos, europeus e asiáticos, beneficiaram dos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros para sair do Burkina Faso.

Barry sublinhou que a primeira das ações do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação consistiu em escrever aos vários países para obter um prolongamento dos vistos dos Burkinabes, devido ao encerramento das fronteiras.

"É um ato de reciprocidade. Muitos países também pediram este favor ao Burkina Faso", notou.

A 21 de março de 2020, o Burkina Faso decidiu encerrar as suas fronteiras por causa da pandemia da covid-19.

As fronteiras aéreas estão todavia reabertas, desde sábado, e os passageiros devem ter um resultado negativo ao coronavírus e, se necessário, submeter-se às medidas de confinamento, de acordo com as autoridades.

-0- PANA TNDD/TBM/MAR/IZ 03agosto2020