Agência Panafricana de Notícias

24.000 vacinas contra covid-19 já em Cabo Verde, diz Governo

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou,  sexta-feira, na cidade da Praia, a chegada ao país dum primeiro lote de 24 mil vacinas conta a covid-19 da AstraZeneca.

O Governo espera chegar a 70 por cento de vacinação ainda este ano, acrescentou no ato oficial da chegada das vacinas ao Aeroporto da Praia.

Anunciou também que uma campanha de vacinação contra o coronavírus arrancará  oficialmente a 19 de março corrente, data em que, disse, se completa um ano do diagnóstico do primeiro caso positivo de covid-19, na ilha cabo-verdiana da Boa Vista.

"É um dia histórico para Cabo Verde. É uma grande satisfação termos as vacinas. Os primeiros lotes já estão aqui em Cabo Verde, na cidade da Praia", regozijou-se Ulisses Correia e Silva, 

Segundo o chefe do Governo cabo-verdiano, as primeiras 24 mil doses da AstraZeneca fazem parte de um total de 108 mil que vao ser entregues a Cabo Verde, ao abrigo da Covax, iniciativa fundada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.

Anunciou igualmente que, brevemente, vão chegar mais 80 mil doses da vacina da mesma farmacêutica.

Já no dia 15 de março, chegam as cinco mil 850 doses da Pfizer, também ao abrigo do mesmo mecanismo internacional, informou.

"Estamos fortemente empenhados para, até ao final do ano, conseguirmos vacinar mais de 70 por cento da população, que garantem a imunidade de grupo, e todo o esforço está sendo feito neste sentido", disse.

A percentagem prognosticada hoje pelo primeiro-ministro é o dobro da avançada à imprensa a 25 de fevereiro último pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, ou seja, mais do triplo da taxa de cobertura do plano de vacinação, aprovado nesse mês, de 20 por cento anual.

Questionado sobre o facto de vários países europeus terem suspendido a administração da vacina da AstraZeneca, o primeiro-ministro cabo-verdiano disse que "não há evidências científicas de que haja uma relação entre casos de forte coagulação sanguínea e a sua aplicação."

"Estamos a seguir aquilo que são as normas gerais recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e não há nenhuma contraindicação relativamente ao uso da vacina da AstraZeneca", salientou.

A campanha de vacinação vai arrancar a 19 de março corrente, em todas as ilhas, precisou, garantindo que vai ser feita em primeiro lugar a profissionais de saúde.

Até lá, Ulisses Correia e Silva garantiu que o país tem condições de armazenamento não só na cidade da Praia, mas também no resto do país, "para serem garantidas todas as condições de uma boa aplicação da vacina."

Informou que os Estados Unidos vão disponibilizar um avião que tem estado a operar na ilha de São Vicente para ajudar no transporte entre as ilhas, em parceria com a Guarda Costeira cabo-verdiana.

No ato oficial da chegada das vacinas, estiveram  presentes o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, o representante da OMS no país, Hernando Agudelo, e representantes de outros países e organismos internacionais.  

Com a chegada das vacinas ao país, o primeiro-ministro sublinhou que não se deve baixar a guarda.

"É preciso continuar a cumprir as medidas de proteção, relativamente ao uso de máscaras, higienização e distanciamento, para podermos fazer um bom combate. A vacina é uma das componentes deste combate", defendeu.

-0- PANA CS/DD 12mar2021