Agência Panafricana de Notícias

23 corpos de migrantes repescados ao largo da Líbia

Roma, Itália (PANA) - A força marítima da União Européia ''Sofia'', que opera no Mediterrâneo anunciou, sábado, ter repescado 23 corpos de migrantes ao largo da costa líbia.

As operações de salvamento permitiram socorrer 700 migrantes e resgatar os 23 corpos de vítimas de um segundo acidente ocorrido esta semana, que resultou no afogamento dos migrantes, precisou a mesma fonte.

Os migrantes são oriundos de países africanos ao sul do Sara, do Paquistão, da Líbia, do Bangladech, da Argélia, do Egito, de Nepal, de Marrocos, do Sri Lanka, do Iémen, da Síria, da Jordânia e do Líbano.

Desde o início deste ano, mais de dois migrantes morreram na tentativa de chegar ao litoral italiano.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o número de vítimas de afogamentos no Mediterrâneo ultrapassou as 15 mil pessoas desde 2014, maioritariamente ao largo da costa líbia.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou que o número de mortes nas tentativas de atravessar o Mediterrâneo atingiu, durante o ano 2016, mais de cinco mil migrantes contra três mil e 771, em 2015.

-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/IZ 04nov2017