Agência Panafricana de Notícias

22 estudantes processados por desordem pública no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - No total 22 estudantes, em idade compreendida entre 19 e 28 anos, deviam comparecer em tribunal terça-feira em Dakar para responder de acusações de desordem pública, destruição de bens pertencentes ao Estado, atos de vandalismo, violências e vias de facto.

Eles foram detidos sob mandado de captura quarta-feira passada, depois dos violentos confrontos com as forças da ordem no campus da Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar.

Além do pagamento das suas bolsas, os estudantes manifestavam-se para exigir a inscrição para todos em ciclo master.

Durante movimentos decorridose durante vários dias no campus universitário, os internos do Centro das Obras Universitárias de Dakar (COUD) foram destruídos por manifestantes.

Depois destes violentos confrontos, o Presidente da república, Macky Sall, deu instruções "firmes" ao Governo, em particular ao ministro do Interior, para uma segurança conveniente dos espaços universitários, para preservar os estudantes preocupados em fazer os seus estudos.

Ele tinha igualmente advogado uma aplicação "rigorosa" da lei aos autores de atos de violência nos campus universitários.

-0- PANA KARL/IS/JSG/IBA/MAR/DD 28maio2014