Agência Panafricana de Notícias

217 migrantes clandestinos socorridos no Mediterrâneo e trazidos de volta à Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Um total de 217 migrantes clandestinos, que tentavam chegar às costas europeias, a bordo de dois barcos pneumáticos, foram socorridos no mar e trazidos de volta à Tripoli, anunciou quarta-feira a Marinha líbia.

Eles foram transportados por guardas costeiros líbios em duas operações de salvamento distintas, anunciou a Marinha líbia.

Um patrulheiro, designado "oubari" conseguiu salvar terça-feira à noite 78 imigrantes clandestinos de várias nacionalidades africanas, disse um porta-voz  da Marinha líbia, num comunicado.

Anteriormente, 139 migrantes de diferentes nacionalidades africanas tinham sido socorridos por um barco de patrulha, Al-Zawiya, lembrou.

Os migrantes resgatados foram então desembarcados na base naval de Tripoli, antes de serem transferidos para o Órgão de Luta contra a Migração Clandestina encarregue dos procedimentos de repatriamento.

Nove mil 659 migrantes foram intercetados no mar Mediterrâneo e regressaram à Líbia desde o início deste ano, de acordo com estatísticas de agências onusinas.

A Líbia está a braços, nos últimos anos, com  vagas de migrantes ilegais no contexto da insegurança e degradação das estruturas do Estado.

-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 02junho2021