Agência Panafricana de Notícias

207 Malianos residentes na República Centroafricana regressam à pátria

Bamako, Mali (PANA) – Um primeiro contingente de 270 Malianos residentes na República Centroafricana chegou segunda-feira à noite ao aeroporto internacional de Bamako, a bordo de um aparelho da companhia aérea etíope “Ethiopian Airlines”, fugindo os confrontos entre cristãos e muçulmanos neste país da África Central, constatou a PANA no local.

Um segundo contingente de cerca de 300 Malianos era esperado esta terça-feira em Bamako, segundo o ministro dos Malianos do Exterior e Integração Africana, Abdramane Sylla, que esteve entre os presentes no acolhimento do contingente.

O primeiro grupo de Malianos é constituído de homens, mulheres e crianças essencialmente nascidas na República Centroafricana que já não têm laço com o Mali e na sua maioria em pobreza extrema.

O programa de repatriamento criado pelo Ministério dos Malianos do Exterior e Integração Africana previu estes dois voos especiais para repatriar, numa primeira fase, 500 a 600 Malianos da República Centroafricana.

O dossiê de repatriamento dos Malianos da RCA é assegurado pela Embaixada do Mali no Gabão pois o país não tem uma representação diplomática ou posto consular em Bangui.

Estima-se em três mil pessoas o número de cidadãos malianos que vivem na República Centroafricana.

-0- PANA GT/TBM/FK/IZ 07jan2013