Agência Panafricana de Notícias

2020 será decisivo na luta contra terrorismo no Níger, diz Presidente

Niamey, Níger (PANA) – O chefe do Estado nigerino, Issoufou Mahamadou, anunciou terça-feira que 2020 será decisivo na luta contra o obscurantismo no Níger.

Numa mensagem de Ano Novo à nação, Mahamadou garantiu que o Governo vai mobilizar todos os seus recursos estratégicos para vencer o terrorismo.

"Sei contar com vocês, sei contar com as vossas orações, sei contar com as nossas forças de defesa e segurança, sei contar com a mutualização dos nossos meios a nível sub-regional e regional, sei contar com os nossos aliados para combater o terrorismo, não só no Níger, mas em todo o Sahel e na bacia do Lago Tchad”, revelou o Presidente Issoufou

Para o chefe do Estado, 2019 será infelizmente marcado pelo recrudescimento dos ataques terroristas nos países do Sahel, dos quais o Níger, fazendo perdas de vidas humanas nas fileiras das forças de defesa e  segurança e no seio das populações civis.

"Aproveito a presente ocasião para me inclinar, novamente, diante da memória dos nossos ilustres soldados mortos heroicamente com armas nas mãos, mortos como mártires para a defesa da pátria. O seu sacrifício não será vão porque, queira Deus, vamos ganhar esta guerra”, afirmou.

Como objetivos do Governo, o chefe do Estado nigerino enumerou "proteger as instituições democráticas, evitando uma onda de violência no país, proteger a sua integridade, garantir a segurança das pessoas e dos bens.".

Sublinhou que, se houvesse outros meios que a guerra, para se realizar estes objetivos políticos, ter-se-ia recorrido a eles.

-0- PANA SA/TBM/MAR/DD 1jan2020