Agência Panafricana de Notícias

200.000 deslocados no Sudão devido a combates, diz ONU

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Quase 200.000 pessoas ficaram deslocadas devido a combates no interior do Sudão, durante a semana passada, relataram terça-feira as Nações Unidas.

Segundo a fonte, que avança novos dados publicados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), no total, mais de 2.600.000 pessoas foram deslocadas no interior do país desde o inicio do conflito a 15 de abril último.

Paralelamente, mais de 730.000 outras fugiram do Sudão para se refugiarem nos países vizinhos, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

A Vice-Secretária-Geral das Nações Unidas, Amina Mohammed, e a diretora do Programa Alimentar Mundial (PAM), Cindy McCain, visitaram um campo no leste do Tchad que acolheu vários refugiados sudaneses.

Mohammed declarou ter sido inspirada pela coragem de pessoas que fugiram para o campo, muitas das quais  são mulheres e crianças, declarou o porta.-voz da ONU, Stephane Dujarric, a jornalistas em Nova Iorque, nos Estados Unidos de América.

"Ela ouviu igualmente falar de sofrimentos inimagnináveis no Sudão e de enormes necessidades humanitárias no Tchad”, lamentou.

A seu ver, um apoio internacional acrescido é necessário para os refugiados e as suas comunidades de acolhimento.

No Sudão, humanitários continuam a dar a ajuda aos civis.

No norte de Darfur (oeste sudanês), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e os seus parceiros apoiam o transporte da água por camião para zonas de mobilização de pessoas deslocadas no interior do país, bem como para centros de saúde.

Eles construíram igualmente  mais de duas dúzias de latrinas., indicou Dujarric.

Indicou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) está a trabalhar em estreita colaboração com o Ministéiro sudanês da Saúde e outros parceiros nos Estados que albergam pessoas deslocadas no interior do país, a fim de prestarem serviços essenciais em matéria de reprodução, sexualidade, materninade e pediatria.

O Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e seus parceiros conseguiram, segunda-feira última, dar abastecimentos vitais, incluindo 3.000 kits de saúde reprodutiva, a seis hospitais do Estado de Cartum.

Declarou que o FNUAP se comprometeu a prestar serviços de saúde e proteção urgentes a todas as mulheres e raparigas necessitadas no Sudão.

-0- PANA MA/BAI/JSG/FK/DD 19julho2023