Agência Panafricana de Notícias

200 polícias burundeses prontos para missão de manutenção de segurança na Somália

Bujumbura, Burundi (PANA) - Cerca de 200 elementos da Polícia Nacional do Burundi estão a preparar-se física e moralmente, há alguns dias, em prelúdio ao seu desdobramento no quadro duma missão de manutenção da paz e de segurança na Somália, segundo a Rádio Nacional do Burundi.

De acordo com o ministro da Segurança Pública, o general Gabriel Nizigama, citado pela fonte, o contingente de polícias burundeses em preparação é constituído por homens de tropa, por brigadeiros, de acordo com a mesma fonte.

Testes de aptidão física e exercícios de tiros são os principais aspectos desta preparação e a partida todavia é condicionada à disponibilidade do material e de outros equipamentos apropriados para este género de missão, disse o general Nizigama à rádio de Estado burundesa.

O país já dispõe de quatro batalhões de soldados de elite no seio da Missão de Manutenção da Paz na Somália sob a bandeira da União Africana (AMISOM).

Este país do Corno de África está confrontado com uma guerra fratricida há mais de duas décadas e regista nestes últimos tempos progressos no caminho de regresso à calma graças à ação da AMISOM que integra, além dos elementos do Burundi, contingentes ugandeses e, mais recentemente, quenianos, indica-se.

As intervenções do Burundi em terra estrangeira beneficiam dum apoio político várias vezes reafirmado pelas altas autoridades do país apesar dos riscos corridos, como no caso da Somália, onde pelos menos cerca de trinta militares burundeses já morreram em missão comandada.

O entusiamo dos Burundeses para servir hoje a causa da paz no mundo justifica-se, sobretudo, pelo facto de que eles também beneficiaram do apoio militar e política das Nações Unidas e da União Africana para pôr fim à guerra civil que flagelava o seu país num recente passado.

-0- PANA FB/TBM/IBA/CJB/DD 24set2012