Agência Panafricana de Notícias

200 observadores da CEDEAO supervisionam 2ª volta de presidenciais na Libéria

Lagos, Nigéria (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) enviará 200 observadores para supervisionar a segunda volta das eleições presidenciais na Libéria, indica um comunicado da Comissão desta organização sub-regional divulgado esta quinta-feira em Lagos.

A delegação será liderada pelo presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente da Nigéria (INEC), Attahiru Jega, que esteve igualmente à frente duma missão de 150 observadores da CEDEAO que supervisionaram a primeira volta deste escrutínio a 11 de outubro último na Libéria.

De acordo com o comunicado, a CEDEAO vai enviar mais observadores para garantir uma cobertura adequada de todas as assembleias de voto nos 15 comités do país e manter uma presença em todos os 19 centros de contagem dos votos.

A segunda volta oporá a Presidente cessante, Ellen Johnson-Sirleaf, candidata do Partido Unido (UP), ao candidato do Congresso para a Mudança Democrática (CDC), Winston Tubman.

Em previsão deste evento, o presidente da Comissão da CEDEAO, James Victor Gbeho, instou os Liberianos a excluirem qualquer consideração partidária a favor do interesse nacional e da estabilidade da sub-região.

Durante a primeira fase, um milhão 700 mil eleitores deslocaram-se às urnas para eleger um Presidente da República, senadores e deputados.

-0- PANA SEG/FJG/AAS/FK/DD 03nov2011