Agência Panafricana de Notícias

2 Colombianos e um Equatoriano detidos no Togo por tráfico de drogas

Lomé, Togo (PANA) - Dois Colombianos e um Equatoriano estão detidos na Polícia togolesa por tráfico de droga, soube a PANA de fontes oficiais segunda-feira em Lomé.

Segundo o Gabinete Central de Repressão do Tráfico Ilícito de Droga e Branqueamento (OCRTIBD), os dois Colombianos foram detidos a 11 de agosto último no Aeroporto Internacional de Lomé por agentes da Célula Aeroportuária Antitráfico (CAA) na posse de 4,1 quilogramas de cocaína dissimulados no fundo das suas malas.

Os dois Colombianos, Jose Moricio Caceres Espinosa e Suly Jazmin Vega Vega, que detinham respetivamente 2,2 e 1,9 quilogramas de cocaína, chegaram a Lomé a bordo de um voo da companhia etíope, Ethiopian Airlines, proveniente de Bogotá (Colômbia) via São Paulo (Brasil).

Dois dias mais tarde, a 13 de agosto, foi detido o Equatoriano Luis Alberto Tituana Yamberla, 37 anos de idade, com sete quilogramas de cocaína cuidadosamente dissimulados em pérolas também num voo da Ethiopian Airlines mas proveniente de Peru, via São Paulo.

Desde que a companhia pan-africana sediada em Lomé (Togo), Asky, iniciou, há um mês, a ligação São Paulo-Lomé em code-share com o seu parceiro estratégico, a Ethiopain Airlines, a capital togolesa tornou-se numa escala de predileção para os narcotraficantes, obrigando a OCRTIBD e a CAAT a reforçar o seu sistema de supervisão e de segurança, tendo em conta a frequência semanal das detenções de passageiros na posse de drogas.

-0- PANA FAA/SSB/IBA/MAR/IZ 20agosto2013