Agência Panafricana de Notícias

196 novos casos de coronavírus registados no Burundi

Bujumbura , Burundi (PANA)  -  Desde 6 de julho último, nenhuma morte ligada ao coronavírus foi registada no Burundi, indicou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde.

Todavia, foram anunciadoos 196 novos casos, 114 novas recuperações e 82 pessoas sob assistência médica, de acordo com a fonte.

Estes casos foram detetados após testes efetuados em 11 mil 747 amostras durante uma campanha de despistagem em massa em Bujumbura, a capital económica, o epicentro do vírus.

Antes desta campanha, o número de pessoas portadoras do vírus limitava-se a 191, e a 190 para as curadas e a um para morte, resultantes de dois mil 615 testes efetuados.

O Burundi acumula 387 casos de coronavírus, dos quais 304 recuperações e uma morte, fruto de 14 mil 362 testes efetuados desde a deteção do primeiro caso oficialmente declarado, em finais de março último no Burundi.

A campanha de despistagem sistemática alargou-se nos últimos dias para o resto do país por pelo menos três meses, por decisão das novas autoridades eleitas do Burundi.

A repartição geográfica da pandemia indica que nove das 18 procíncias do Burundi estão afetadas, a diferentes níveis.

O grupo mais afetado situa-se na faixa étaria dos 35 aos 59 anos, de acordo com os dados do Ministério burundês da Saúde Pública.

O vírus afeta, no entanto, mais homens do que mulheres, segundo a mesma fonte.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 30 julho2020