Agência Panafricana de Notícias

19 mortos em novos ataques no Estado de Plateau na Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - Dezanove pessoas, incluindo sete membros de uma mesma família, morreram num ataque lançado quinta-feira por homens armados, suspeitos de serem pastores Fulani, contra a comunidade Airi no Estado de Plateau, no centro-norte da Nigéria, confirmou a Polícia.

O Estado de Plateau é o epicentro de novos ataques imputados aos pastores Fulani contra certas comunidades particularmente as das áreas rurais.

Matthias Tyopev, porta-voz da Policia estadual de Plateau, confirmou o ataque na mesma quinta-feira e anunciou estarem em curso investigações para localizar os responsáveis por esses crimes.

O medo e a psicose continuam a tomar conta dos habitantes de Jos, capital do Estado de Plateau, após alegações segundo as quais falsos soldados fardados invadiram as ruas da cidade e foram responsabilizados por essa onda de violência.

Mas a força militar especial, cuja operação tem o nome de código "Safe Have", dissipou esses receios, qualificando a presença de falsos soldados em Jos, uma "exageração da imprensa".

-0- PANA MON/MA/NFB/DIM/IZ 05out2018