Agência Panafricana de Notícias

18 mortos em ataque armado no leste do Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) – Pelo menos 18 pessoas morreram na segunda-feira, na sequência de um violento confronto entre um grupo de homens armados ainda não identificados claramente, e elementos das forças de defesa e segurança governamentais em Cankuzo, uma província do leste do Burundi, soube-se de fonte administrativa local.

Segundo o governador civil desta província fronteiriça com a Tanzânia, Jean-Bechmans Niragira, o ataque foi perpetrado por "bandidos armados".

O goernador não precisou se o confronto fez vítimas entre as forças da ordem e a população civil.

Em menos de um mês, trata-se do segundo ataque armado dirigido contra esta província sita a mais de 240 quilómetros no leste de Bujumbura, a capital do país.

A 28 de outubro último, homens armados atacaram e raptaram momentaneamente um número indeterminado de civis na região, antes de os abandonar pelo caminho, na sequência de uma intervenção forte das forças de ordem que conseguiram capturar quatros assaltantes.

As opiniões continuam divididas, com alguns a ver na multiplicação dos confrontos no terreno simples atos de banditismo à mão armada, enquanto outros temem o surgimento de um novo movimento rebelde, oito anos após o fim da guerra civil que assolou fortemente o Burundi.

-0- PANA FB/JSG/CJB/IZ 22nov2011