Agência Panafricana de Notícias

174 novos migrantes ilegais detidos no sul da cidade líbia de Misrata

Tripoli, Líbia (PANA) – Pelo menos 174 novos migrantes ilegais foram detidos por elementos das forças governamentais líbias no sul da cidade de Misrata (220 quilómetros a leste de Tripoli), indicou esta quinta-feira uma fonte de segurança.

Os migrantes foram alegadamente encontrados abandonados no meio de vales perto da zona de Daufane, no sul de Misrata, indicou a cadeia de televisão « Libye », citando a mesma fonte.

Do total das pessoas encontradas, 29 são mulheres, prosseguiu a fonte, indicando que se trata de migrantes de diferentes nacionalidades africanas, incluindo do Mali, do Níger e da Guiné- Conakry.

Do seu lado, a Guarda Costeira italiana anunciou o salvamento de quase três mil migrantes no Canal de Sicília, em 30 missões de salvamento realizadas separadamente terça-feira última.

Num comunicado retomado esta quinta-feira pelos jornais líbios, a Guarda Costeira italiana indica que o total dos imigrantes salvos é de quase 10 mil em dois dias, o que "representa uma forte aceleração da chegada dos refugiados a Itália".

A Guarda Costeira declarou que os imigrantes se encontravam a bordo de dezenas de barcos pneumáticos, que tinham problemas de estabilidade no mar, precisando que não foi possível determinar, de imediato, a nacionalidade dos migrantes.

-0- PANA BY/TBM/FK/IZ 1set2016