Agência Panafricana de Notícias

170 novos casos positivos de coronavírus no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi registou 170 novos casos de coronavírus (covid-19) em 10.490 testes realizados desde o lançamento oficial, a 6 de julho corrente, de uma campanha maciça de rastreio voluntário da população, soube-se  segunda-feira do Ministério da Saúde Pública e Luta contra o HIVSida.

Antes da campanha "Eu curo, não me contamina  a mim nem aos outros", o país tinha 191 casos positivos de covid-19, o primeiro dos quais anunciado no final de março último.

O total acumulado é de 13.105 pessoas testadas até agora, incluindo 361 casos positivos, 279 curadas e uma morte.

A campanha nacional para testar a população foi decidida pelas novas autoridades burundesas, saídas das eleições de maio último.

O anterior regime do falecido Presidente Pierre Nkurunziza manteve uma indefinição  em torno de uma pandemia que não podia atacar um país protegido pela "graça divina".

Após as eleições, em que esta foi a principal questão, o vírus foi declarado "inimigo público nº 1", exigindo medidas enérgicas para o conter.

Desde então, o preço do sabão tem sido subsidiado pelo Estado em metade do preço durante pelo menos os próximos três meses.

Está previsto que a SAVONOR, uma empresa industrial local que ganhou o contrato, produzirá  mensalmente 10 milhões de barras de sabão azul escuro de 150 gramas, durante os primeiros três meses da fase inicial do programa.

Cada um dos 12 milhões de habitantes do Burundi deverá obter pelo menos uma barra de sabão por mês para a lavagem das mãos, uma das vias do vírus.

No entanto, as novas autoridades não chegaram ao ponto de impor o uso de máscaras de proteção aos cidadãos.

-0- PANA FB/JSG /DIM/IZ 27julho2020