Agência Panafricana de Notícias

17 responsáveis de escolas demitidos por malversações em merendas escolares no Benin

Cotonou, Benin (PANA) –Dezassete responsáveis de estabelecimentos do ensino primário foram detidos por malversações na gestão de merendas escolares e desvios de víveres, indica um comunicado do Conselho de Ministros publicado esta quinta-feira em Cotonou.

Os crimes supracitados foram cometidos entre outubro e novembro de 2017, indicou a nota, com base em resultados de missões de fiscalização efetuadas durante o mesmo período.

Segundo os resultados destas missões, o modo operatório dos responsáveis acusados consistia geralmente « em aumentar o número de crianças inscritas nas merendas escolares para justificar saídas volumosas de víveres, nomeadamente arroz, feijão e óleo) e depois « recuperar a diferença por sua própria conta ou em partilha com seus cúmplices.

Preocupado com o aumento do nível de frequentação nas escolas, o Governo beninense relançou, no início do ano letivo 2017-2018, as merendas escolares, em parceria com o Programa Alimentar Mundial (PAM).

Um novo modo de governação foi então instalado e um comité de acompanhamento garante o seu controlo.

Várias sessões de sensibilização de todos os atores envolvidos na gestão das merendas foram organizadas conjuntamente pelo Comité de Acompanhamento, pelo PAM e pelo Ministério dos Ensinos Materno e Primário, para o bem-estar de mais de dois mil e 500 atores da escola e a melhoria da gestão destas estruturas, lê-se na nota.

-0- PANA IT/JSG/FK/DD 19abril2018