Agência Panafricana de Notícias

17 mortos e 70 feridos em colisão entre comboio e camião na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – Dezassete pessoas morreram e 70 outras ficaram feridas numa colisão entre um comboio de viajantes e um grande camião ocorrida esta terça-feira de manhã perto da cidade de Fahs, a quase 60 quilómetros a sudoeste de Túnis, segundo um balanço provisório da Proteção Civil.

O acidente, o mais grave ocorrido na Tunísia há vários anos, aconteceu às seis horas e meia numa altura em que o camião, semi-reboque, atravessava com grande velocidade uma passagem de nível da via férrea, colidindo frontalmente com o comboio que circulava também muito rapidamente, disse a fonte.

O choque fez capotar os primeiros vagões do comboio, ejetando um grande número de viajantes.

No total, 20 ambulâncias foram imediatamente mobilizadas para evacuar os mortos e os feridos para três hospitais próximos, enquanto gruas e camiões de socorro se esforçavam para retirar corpos das vítimas presos debaixo dos vagões, relatou à PANA um responsável da Proteção Civil, Mongi Kadhi.

« É uma catástrofe humanitária », declarou na rádio Mosaïque o ministro tunisino do Transporte, Mahmoud Ben Romdhane, que se deslocou ao local da tragédia em companhia dos seus colegas do Interior, Najem Gharsalli, e da Saúde Pública, Saïd Aïdi.

A seu ver, o acidente deveu-se ao «excesso de velocidade » dos dois condutores.

-0- PANA BB/JSG/FK/DD 16junho2015