Agência Panafricana de Notícias

169 detidos por desacato a medidas contra covid-19 em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A Polícia são-tomense anunciou terça-feira 169 detenções por alegadas infrações contra as medidas de confinamento obrigatório, soube-se de fonte policial, em São Tomé.

Isac Penhor, comissário da Polícia Nacional, indicou que as 169 pessoas foram detidas no âmbito da operação conjunta das forças de defesa e segurança, efetuada das 19:00 às 05:00 horas locais.

Penhor garantiu que, em 73 ocorrências criminais, os seus infratores encontram-se às conta com a Justiça e os seus processos foram entregues ao Ministério Público.

O Governo do primeiro-ministro Jorge Bom Jesus impôs o recolher obrigatório, depois do anúncio dos primeiros casos da doença, no país, que já soma 11 pessoas infetadas pelo novo coronavírus (covid-19).

O patrulhamento em curso visa garantir o cumprimento das medidas de confinamento em vigor, há já cinco dias, após o Presidente da República, Evaristo Carvalho, ter ordenado a utilização de dois pelotões das Forças Armadas.

Dados do Ministério da Saúde indicam que 67 pessoas estão em seguimento pelas autoridades sanitárias, e que existe um doente em isolamento, sem contudo especificar a localização.

Sem registo ainda de óbitos pela doença, dados do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe indicam que já foram testadas, até agora, 129 pessoas.

Na pesquisa serológica em curso, desde o surgimento da doença, no arquipélago, foram usados 10 testes rápidos e 119 testes PCR.

-0- PANA RMG/IZ 29abril2020