Agência Panafricana de Notícias

1.645 aldeias excluídas de processo eleitoral por terrorismo no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O estado de força maior foi declarado em  mil 645 setores ou aldeias do Burkina Faso, ou 17,70 por cento do território nacional, devido ao terrorismo, privando estas localidades de eleições, soube-se sábado,do Conselho Constitucional .

“Considerando que o Presidente do Faso solicita que o Conselho Constitucional constate que a não cobertura de 17,70 por cento do território nacional pela operação de registo é um caso de força maior”, lê-se numa decisão do Conselho.

O Conselho nota a presença de grupos terroristas nas localidades em causa, a ausência de administração nas zonas afetadas pelo terrorismo, o abandono pelas pessoas dos seus locais de habitação por outras localidades, a impossibilidade de acesso a algumas comunas por estrada devido a minas e outros engenhos explosivos.

A campanha eleitoral para as eleições presidenciais e legislativas de 22 de novembro, no Burkina Faso, começou neste sábado e terminará a 20 de novembro.

Treze candidatos, incluindo o Presidente cessante, Roch Marc Christian Kaboré, concorrem às eleições, enquanto para os 127 deputados à Assembleia Nacional, 96 partidos, cinco formações políticas e 25 grupos de independentes, ou 10 mil 652 candidatos estão em competição.

A campanha decorre enquanto várias partes do Burkina Faso estão abaladas por terroristas.

-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/IZ 01nov2020