Agência Panafricana de Notícias

16.º Dia Internacional de "Tolerância Zero" contra Mutilações Genitais Femininasno Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O 16.º dia Internacional de "Tolerância Zero" contra Mutilações Genitais será comemorado a 20 de fevereiro corrente na comuna de Ouagadougou sob o lema “Traduzir as Decisões Políticas em Ações Concretas Básicas para Acelerar o Alcance da Tolerância Zero contra as Mutilações Genitais Femininas(MGF) em 2030”, anunciou esta quinta-feira o Governo burkinabe.

Este dia visa pôr termo às MGF, lembrando aos decisores políticos nacionais, sub-regionais e regionais o seu papel na realização da "tolerância zero", lê-se num comunicado governamental.

No Burkina Faso, a taxa de excisão, no plano nacional, para menores do zero aos 14 anos de idade, registou uma diminuição significativa nos últimos 15 anos, passando de 23 porcento em 2005 para 13 porcento em 2010, depois para 11,3 porcento em 2015, segundo dados oficiais.

Em finais de outubro de 2018, o país albergou a primeira Conferência Continental sobre as Mutilações Genitais Femininas, em parceria com a Comissão da União Africana (CUA) e com o apoio do programa conjunto do FNUAP (Fundo das Nações Unidas para a População) e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) sobre a eliminação das MGF.

"Na minha qualidade de campeão da União Africana para a eliminação desta prática, eu comprometo-me a trabalhar em sinergia com os meus colegas, com vista ao abandono total desta prática nefasta no nosso continente", declarou o Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré, num discurso à margem da 32.ª cimeira da UA, realizada de 10 a 11 de fevereiro corrente em Addis Abeba, na Etiópia.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 14fev2019