Agência Panafricana de Notícias

1500 Moçambicanos vítimas de xenofobia na África do Sul regressam ao país

Maputo, Moçambique (PANA) – Mais de mil e 500 cidadãos moçambicanos, vítimas da onda de xenofobia na vizinha África do Sul, já regressaram ao país com recurso a meios próprios, segundo a agência moçambicana de notícias (AIM).

A este número acresce-se outras 107 pessoas que regressaram a 18 de abril corrente através de meios disponibilizados pelo Governo.

A informação foi fornecida quarta-feira pelo porta-voz do Governo, Mouzinho Saíde, durante o habitual briefing à imprensa no término da 12ª sessão do Conselho de Ministros, que teve lugar em Maputo, a capital.

“Entre hoje e amanhã (quarta-feira) esperamos mais 400 cidadãos que devem regressar ao país e estão criadas todas as condições para os receber condignamente e depois encaminhá-los aos seus locais de origem”, revelou o porta-voz.

Segundo Saíde, o Governo, através das suas missões diplomáticas e consulares na África do Sul, está a monitorar a situação e assistir os afetados nos centros de acomodação, bem como repatriar todos aqueles que desejam regressar ao país.

-0- PANA AIM/IZ 23abril2015