Agência Panafricana de Notícias

150 Beninenses repatriados da Líbia devido à crise

Cotonou, Benin (PANA) - Cerca de 150 Beninenses residentes na Líbia serão repatriados a partir desta sexta-feira para se abrigarem face à crise persistente neste país, soube-se quinta-feira junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Benin.

No âmbito de uma decisão do Conselho de Ministros do Benin de repatriar todos os Beninenses residentes na Líbia, estes foram recenseados para o efeito devido a violentos combates que abalam a capital líbia há pouco, indica-se.

Os Beninenses residentes em Tripoli, a capital líbia, que estavam numa situação muito delicada, beneficiam atualmente da proteção da representação diplomática do Benin neste país, de acordo com a fonte.

Desde a retomada do controlo, a 23 de agosto último, do aeroporto de Tripoli pelas tropas de Fajr Libya no termo de mais de 40 dias de rudes combates e a retirada dos ex-rebeldes de Zenten (bairro de Tripoli) que o protegiam depois da destituição, em agosto de 2011, do regime do então líder líbio, Muamar Kadafi, após 42 anos de poder absoluto, uma calma precária reinava nesta cidade capital.

As violências em Tripoli provocaram várias centenas de vítimas obrigando assim várias Embaixadas a tomarem medidas diligentes a fim de pôr os seus cidadãos em locais seguros.

-0- PANA IT/BEH/SOC/MAR/DD 05setembro2014