Agência Panafricana de Notícias

1.455 escolas encerradas devido a terrorismo no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)- Mil 455 escolas foram encerradas em várias regiões do Burkina Faso, abaladas por uma escalada da violência ligada ao terrorismo, soube sexta-feira a PANA junto do Ministério da Educação.

Segundo dados oficiais, de uma dezena de escolas primárias encerradas, em 2017, na província de Soum, no Sahel, a situação degradou-se e estendeu-se progressivamente para atingir, em outubro de 2019, mil  455 estabelecimentos escolares, incluindo de nível secundário, enquanto 62 outras estão igualmente ocupadas por deslocados internos.

Num relatório, o ministro da Educação Nacional, Alfabetismo e Promoção das Línguas Nacionais, Stanislas Ouaro, indica que o encerramento  das escolas afeta 202 mil 595 alunos e seis mil 276 professores de seis regiões, designadamente,  a zona de Mouhoun, no centro-norte, no centro-leste, no leste, no norte e no Sahel.

No ano passado, o Governo organizou exames especiais.

Dois mil 233 candidatos e 102 estabelecimentos beneficiaram de duas semanas de aulas de atualização, dos quais mil 670 alunos participaram nos exames, de 3 a 16 de setembro último, nas regiões do Sahel, do leste, do norte e do centro-norte”, precisa o documento.

-0- PANA TNDD/JSG/MAR/IZ 01nov2019