Agência Panafricana de Notícias

141 migrantes clandestinos socorridos ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Cento e quarenta e um emigrantes clandestinos, que tentavam rumar para a Europa pelo mar Mediterrâneo, a partir das costas líbias, foram resgatados ao largo das costas destes país, anunciaram guardas costeiros líbios e a autoridade de segurança portuária líbia.

Também foram recuperados dois corpos sem vida dos emigrantes, durante uma operação de salvamento levada a cabo domingo último, segunda as mesmas fontes.


O Estado-Maior da Marinha líbia indicou segunda-feira, na sua página oficial Facebook, que o navio vedeta "Fazzan" procedeu domingo último a uma operação de salvamento de 141 migrantes clandestinos de diferentes nacionalidades africanas e ao salvamento de dois corpos sem vida".

Os dois cadáveres foram entregues ao Centro de Retenção para Migrantes Clandestinos em Tripoli.

A Líbia é um dos principais países donde partem ondas migratórias clandestinas para a Europa.

Cerca de 650 mil migrantes estão presentes na Líbia, dos quais mais de cinco mil em centros de retenção, segundo estatísticas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Os centros de acolhimento para emigrantes acolhem atualmente indivíduos salvos pelos serviços de segurança líbios no mar ou detidos no interior do país.

Porém, a OIM oferece-lhes a possibilidade de voltarem às suas casas, graças ao programa de regresso "Atividades Voluntárias".

A OIM declarou ter ajudado, em 2017, perto de 20 mil migrantes clandestinos na Líbia a regressarem aos seus países de origem.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 22janeiro2019