Agência Panafricana de Notícias

14 operários mortos em ataque pepetrado por militantes Shebabs no Quénia

Nairobi, Quénia (PANA) – No total 14 operários morreram e 11 outros ficaram feridos num ataque cometido por militantes do grupo islamita e terrorista somalí Shebabs, em Soko Mbuzi, no Quénia, soube-se esta terça-feira de fonte oficial em Nairobi.

«Posso confirmar que houve um ataque dos militantes Shebabs», declarou o inspetor-geral da Polícia, Joseph Boinnet, que confirmou igualmente o balanço das vítimas.

Várias testemunhas contaram que os militantes Shebabs lançaram granadas contra casas no condado de Mandera, uma localidade de Soko Mbuzi, onde os operários estavam a dormir, disparando logo antes da madrugada.

« Desconhecemos ainda os assaltantes que fugiram imediatamente após o ataque, mas lançámos uma caça para os determos », indicou o comissário do condado de Mandera, Alex ole Nkoya.

Este último atentado, ocorrido vários meses após o de Koromey em novembro de 2014 e que fez 36 mortos entre operários, constitui um sinal claro de que os militantes Shebabs continuam a representar uma grande ameaça.

O Governo ordenou aos trabalhadores de minas para abandonarem esta zona e deslocarem-se às províncias onde a segurança possa ser garantida.

-0- PANA AO/SEG/FJG/JSG/FK/DD 7julho2015