Agência Panafricana de Notícias

14 mil migrantes clandestinos socorridos pela Guarda Costeira na Líbia

Trípoli, Líbia (PANA) - A Guarda Costeira líbia socorreu mais de 14 mil migrantes clandestinos ao largo da Líbia durante o ano de 2018, ilustrando a persistência do fenómeno da emigração clandestina, apesar da tendência em baixa dos fluxos de migrantes, anunciou sábado fonte onusina.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), os migrantes socorridos são de nacionalidades sudanesa (14%), eritreia (10%) e nigerina (12%), e dos quais 10 porcento do total são crianças.

O ACNUR sublinhou ainda uma diminuição no número de migrantes na Líbia de 400 por mês.

A Líbia representa hoje um dos principais países no mundo donde partem das suas costas ondas de emigrantes clandestinos para Europa.

Cerca de 650 mil migrantes estão presentes na Líbia dos quais mais de cinco mil em centros de acolhimento, segundo estatísticas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Estes centros acolhem atualmente migrantes que foram salvos pelos serviços de segurança líbios no mar ou detidos no interior do país. A OIM oferece-lhes a possibilidade de voltar às suas casas graças ao programa de regresso "Atividades Voluntárias".

A OIM declarou ter ajudado, em 2017, perto de 20 mil emigrantes clandestinos na Líbia a regressar aos seus países de origem.

-0- PANA BY/TBM/MAR/IZ 16dez2018