Agência Panafricana de Notícias

133 migrantes burkinabes expulsos da Líbia acolhidos em Ouagadougou

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – No total, 133 migrantes do Burkina Faso expulsos da Líbia foram acolhidos quinta-feira última em Ouagadougou, a capital do país, soube-se esta segunda-feira de fonte administrativa.

Estes cidadãos burkinabes, que viviam maioritariamente em Tripoli, a capital líbia, regressaram ao seu país graças às ações coordenadas da seção do Burkina Faso da Organização Internacional para as Migrações (OIM), no quadro duma operação de «regressos voluntários ».

Os migrantes explicdisseram ter sido vítimas de maus tratamentos na Líbia, de acordo com a OIM-Burkina Faso que explicou que esta operação visa fornecer uma assistência humanitária a 600 migrantes vulneráveis da Líbia, desejosos de regressarem ao seu país. e à reintegração de 20 porcento deles.

A organização lembrou que, em dezembro último, um primeiro grupo de 179 migrantes provenientes da Líbia chegou a Ouagadougou.

Mais de 120 Burkinabes residentes na Guiné Conakry foram detidos numa zona mineira e presos em condições « deploráveis » num quartel , antes de serem expulsos em dezembro último, enquanto, em junho último, 186 outros tiveram o mesmo tratamento no território gabonês.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 11jan2016