Agência Panafricana de Notícias

1.317 Nigerianos repatriados da Líbia

Abuja, Nigéria (PANA) - Mil e 317 Nigerianos regressaram voluntariamente da Líbia nos últimos 10 dias, anunciou sexta-feira a Agência Nigeriana para a Gestão de Emergências (NEMA).

Segundo o diretor-geral da NEMA, Mustapha Maihajja, cerca de três mil Nigerianos regressaram voluntariamente da Líbia, nos últimos meses, graças ao programa apoiado pela Organização Internacional das Migrações (OIM).

Milhares de cidadãos nigerianos e de outros países foram bloqueados na Líbia a caminho da Europa.

Mustapha Maihajja falava no ato de acolhimento de uma nova vaga de 116 Nigerianos chegados da Líbia sexta-feira de manhã.

O novo grupo de repatriados chegou ao aeroporto internacional Murtala Muhammed de Lagos a bordo dum aparelho da Buraq Airlines por volta das 05:39 horas.

Os Nigerianos foram repatriados em várias vagas no período entre 05 e 15 de dezembro corrente com a juda da OIM e da União Europeia (UE), depois do regresso voluntário de mil e 295 em novembro.

Maihajja acrescentou que o Governo federal continuará a trabalhar com as organizações internacionais para garantir o regresso de mais Nigerianos da Líbia, onde passaram por vários sofrimentos e violações de seus direitos.

Entre os últimos repatriados estavam 46 mulheres adultas, 60 homens adultos e 10 crianças e bebés.

-0- PANA MON/VAO/MMS/BEH/MAR/IZ 15dez2017