Agência Panafricana de Notícias

130 migrantes africanos salvos ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Os guardas costeiros líbios conseguiram salvar 130 migrantes africanos ao largo das costas da localidade de al-Garabolli, a cerca de 60 quilómetros a leste da capital líbia, Tripoli, na margem norte do Mar Mediterrâneo.

Uma fonte da guardas costeira revelou que os emigrantes de diversas nacionalidades africanas estavam aflitos em pleno mar depois de o seu barco de madeira avariar ao largo de al-Garabolli.

Eles foram transferidos para Tripoli onde receberam ajuda médica antes da sua entrega aos órgãos de luta contra a emigração ilegal e a sua expulsão para os seus países de origem.

As florestas de Ras Gazal, em al-Garabolli, são um dos mais importantes pontos de trânsito de migrantes na Líbia devido ao facto de a região ser habitada por um número relativamente povoado e compreende uma grande parte da floresta à beira mar até 14 quilómetros de comprimento.

A Líbia foi palco, durante as últimas semanas, dum aumento notável do número de migrantes através da costa líbia.

Cerca de 200 migrantes clandestinos morreram e pelo menos 200 outros foram socorridos depois do naufrágio dum barco que os transportavamm há dez dias ao largo da costa da cidade portuária de Zouara, a oeste da capital líbia.

-0- PANA BY/BEH/MAR/TON 08setembro2015