Agência Panafricana de Notícias

13 pessoas mortas em violências no sul da Libia

Tripoli, Líbia (PANA) - Treze pessoas, das quais 11 Líbios e dois cidadãos estrangeiros, morreram e oito outras ficaram feridas numa semana em atos de violências em Sebha, no sul da Líbia, anunciou sábado uma fonte de segurança.

Estas pessoas faleceram durante raptos, roubos á mão armada ou combates nesta cidade situada a cerca de 800 quilómetros da capital, Tripoli, segundo a mesma fonte.

Seis pessoas perderam a vida num ataque à mão armado, enquanto três outras foram abatidas quando tentavam efetuar um rapto e um assalto.

Três jovens de 15 e 25 anos de idade pereceram em brigas em vários bairros da cidade, acrescenta a mesma fonte.

A taxa de criminalidade em Sebha aumentou duma maneira sem precdentes, segundo a Organização Líbia dos Direitos Humanos que indicou que esta cidade ocupava o primeiro lugar do ponto de vista da taxa de criminalidade no mundo, em relação ao número dos seus habitantes que não ultrapassa 200 mil pessoas.

A organização revelou, na semana passada, num relatório sobre a cidade, que 243 assassinatos foram registados desde janeiro de 2015, 138 crimes de raptos, 650 crimes de roubo qualificado e roubo de veículos e attaque a bancos durante o mesmo período causando danos estimados em cerca de 13 milhões de dinares líbios, ou seja dez milhões de dólares americanos.

-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 21nov2015