Agência Panafricana de Notícias

13 mortos e 45 feridos em novos confrontos armados no leste da Líbia

Benghazi, Líbia (PANA) - Violentos confrontos opõem desde esta segunda-feira de manhã tropas do general aposentado Khalifa Haftar às milícias islamitas do Conselho da Choura dos Revolucionários de Benghazi em torno do aeroporto da cidade, fazendo 13 mortos e 45 feridos, indicaram fontes médicas.

Barulhos e fortes explosões de aviões de caça que sobrevoam a zona do aeroporto de Benina foram ouvidos por testemunhas.

As forças do Conselho da Choura dos Revolucionários de Benghazi, uma coligação de grupos armados islamitas, incluindo a milícia Ansar Asharia, tentam há vários dias tomar o controlo do aeroporto depois de controlar os principais quartéis da cidade.

Sábado último, pelo menos 10 soldados morreram e 25 outros ficaram feridos em confrontos armados entre unidades do Exército e milícias islamitas nos arredores do aeroporto de Benghazi, exposto ao caos de segurança.

Combates eclodiram na cidade regularmente desde 16 de maio último, data de lançamento da operação « Karama » em Benghazi dirigida pelo general Khalifa Haftar para expulsar os islamitas extremistas do país.

Estes combates fizeram centenas de mortos e feridos e provocaram o deslocamento de milhares de famílias cujas casas foram alvo de disparos selvagens de roquetes.

-0- PANA BY/IS/FK/TON 01set2014