Agência Panafricana de Notícias

124 mortos e mais de 500 feridos em confrontos no oeste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Um total de 124 pessoas morreram e 518 outras ficaram feridas desde o início dos confrontos armados em Kikla (oeste da Líbia) entre as forças da coligação armada “Fajr Libya”, revelou uma fonte hospitalar.

A fonte não mencionou, contudo, o número de mortos e de feridos entre os combatentes das Brigadas Zenten e do Exército das Tribos.

O hospital de Kikla, que recebeu estes mortos e feridos, regista uma penúria de equipas médicas, equipamentos e medicamentos e carece de condições para obter materiais médicos e o abastecimento porque a cidade está cercada há 13 dias, declarou Ahmed Zein, um médico que trabalha neste estabelecimento sanitário.

Os confrontos opõem as tropas da «Fajr Libya », uma coligação de grupos armados provenientes de Misrata, e islamitas de outras cidades do oeste da Líbia aos grupos armados de Zenten aliados ao Exército das Tribos líbias suspeitas de possuir entre as suas forças antigos militares do deposto regime de Muamar Kadafi.

Estes combates provocaram o deslocamento de milhares de pessoas que fogem aos horrores da guerra, nomeadamente bombardeamentos selvagens, o que causou uma deterioração da situação humanitária dos habitantes.

-0- PANA BY/IS/FK/TON 04nov2014