Agência Panafricana de Notícias

12 mortos e 50 mil pessoas sinistradas em inundações no Níger

Maradi, Níger (PANA) - Doze pessoas morreram e mais de 50 outras ficaram sinistradas pelas chuvas torrenciais registadas na região de Maradi (centro-oeste do Níger), revelou segunda-feira a Agência Nigerina de Notícias (ANP), citando o responsável regional do serviço nacional de prevenção e gestão de crises alimentares, Mani Issoufou.

No total, sete mil e 333 famílias, ou seja, 50 mil e 642 pessoas foram declaradas sinistradas, incluindo 12 mortos e 26 feridos. Além disso, três mil e 153 casas e 14 salas de aula, bem como nove mesquitas e três poços de água foram destruídos, enquanto 53 cabeças de gado e 75 aves foram arrastadas pelas águas.

A nível das culturas, campos foram inundados em 918 hectares e outros quatro mil e 701 hectares destruídos na sequência da queda de granizo.

As autoridades regionais lançaram um apelo aos parceiros para que prestem assistência aos sinistrados. No total, foram afetados 27 distritos que cobrem 137 aldeias em todos os departamentos da região de Maradi.

Segundo o Gabinete das Nações Unidas para as Ações Humanitárias do Níger (OCHA), cerca de 170 mil pessoas poderão ser afetadas pelas inundações este ano no país, nomeadamente nas regiões de Dosso e Niamey.

-0- PANA SA/BEHMAR/IZ 24set2018