Agência Panafricana de Notícias

11ª edição das Jornadas Europeias do Desenvolvimento abre na Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A 11ª edição das Jornadas Europeias do Desenvolvimento aberta terça-feira na capital belga, em Bruxelas, encerra esta quarta-feira com a presença de pelo menos sete mil participantes provenientes de África e de outras partes do mundo e da União da Europeia (UE), soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, o tema central deste evento é « Investir no Desenvolvimento ».

Altos responsáveis europeus e africanos realizarão conferências, debates e outros ateliês sobre a evolução da política europeia do desenvolvimento com um ponto focal sobre a parceria UE-ACP pós-Cotonou.

Assinado para uma duração de 20 anos em 2000 em Cotonou (Benin), este acordo expira em 2020. Os países ACP criaram um painel ad hoc dirigido pelo ex-Presidente nigeriano, Olesugun Obasanjo, para fazer propostas sobre a nova parceria ACP-UE pós-Cotonou.

Os temas transversais desta reunião permitirão abordar as questões do género, as oportunidades de emprego destinadas à juventude, uma atenção particular que deverá ser atribuída às questões do digital.

As Jornadas Europeias do Desenvolvimento abriram com um discurso solene de Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia.

-0- PANA AK/BEH/FK/IZ 6junho 2017