Agência Panafricana de Notícias

117 novos migrantes clandestinos intercetados ao largo da capital líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os guardas costeiros líbios intercetaram, terça-feira, 117 novos migrantes clandestinos, dos quais seis mulheres grávidas, ao largo da localidade costeira de al-Garabolli, a 60 quilómetros a leste de Tripoli, a capital.

Os 117 migrantes detidos foram em seguida transferidos para um dos portos de Tripoli por embarcações da Guarda Costeira, indicou o porta-voz desta corporação, coronel Achraf al-Badri.

Ele explicou que, após a sua chegada à capital líbia, uma equipa médica assistiu os migrantes que tentavam entrar na Europa antes de serem transferidos para um centro de retenção.

Eles embarcaram a partir duma praia perto de al-Garabolli aproveitando o bom tempo que se faz sentir atualmente na zona.

A migração para a Europa registou 46 mil 714 novas chegadas desde janeiro último, quase o mesmo número que o ano anterior, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Assim, o fluxo migratório da Líbia preservou uma relativa estabilidade desde o ano passado, com uma diferença sobre o tráfego de imigração através dos Balcãs, como a maioria dos migrantes que chegam a Itália provenientes da África Subsariana.

No entanto, o caminho da África do Norte para Itália "é muito mais perigoso", o que explica a ocorrência de duas mil 119 mortes este ano neste itinerário, segundo ainda o ACNUR.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 8junho2016