Agência Panafricana de Notícias

105 mortos em ataque de pastores Fulani na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - O balanço das vítimas do ataque de sábado duma aldeia no Estado de Zamfara, no norte da Nigéria, pelos pastores Fulani passou de 30 para 105 mortos, anunciou esta segunda-feira a imprensa, citando o chefe tradicional local, Alhaji Husseini Adamu.

Adamau, emir de Dansadau, deu o último balanço do ataque levado a cabo contra Yar-Galadima, na coletivade local de Maru.

Os criadores que se teriam disfarçado em militares, teriam atacado uma reunião especial dum grupo de autodefesa da comunidade.

Eles chegaram à aldeia a bordo de mais de 100 motos e permaneceram no local durante mais de três horas sem que a Polícia e as outras forças de segurança interviessem.

"Os assaltantes controlaram os membros do grupo de autodefesa. Eles utilizaram facas e armas de fogo para os matar", indica-se.

Domingo, centenas de vítimas foram inumadas na presença do governador do Estado, Abdullaziz Tari e outros membros do seu gabinete.

Os pastores nómadas Fulani são responsáveis pela violência em vários Estados do norte e do centro da Nigéria, enquanto roubam as terras dos camponeses autóctoneso para fazer pastar os seus animais, desencadeando confrontos com os camponeses.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 07abril2014