Agência Panafricana de Notícias

1020 presumíveis terroristas capturados na Tunísia desde início de 2020, diz Governo

Túnis, Tunísia (PANA) - Mil 20 pessoas, maioritariamente suspeitas  de pertencer a organizações terroristas, estão detidas na Tunísia desde o início do ano de 2020, anunciou segunda-feira o ministro tunisino do Interior, Taoufik Charefeddine.

Elas foram capturadas pelos serviços de segurança tunisina, apoiados pelo Exército, declarou o governante diante da Comissão de Segurança e Defesa do Parlamento.

Nessa ocasião, ele disse que 876 pessoas foram entregues ao Grupo Judicial de Luta contra o Terrorismo e Crime Organizado.

Mncionou igualmente o desmantelamento de 33 células "takfiri" (muçulmano que acusa outro de apastasia) e a detenção de 119 suspeitos terroristas.

No quadro de operações de segurança preventiva, o ministro disse que houve 48 que permitiram eliminar nove elementos suspeitos de terrorismo e apreender duas armas de assalto de tipo Kalashnikovs, bem como quantidades de munições, minas artesanais e outros tipos de explosivos.

As mesmas operações também permitiram a descobrir fábricas secretas de explosivos e de drones, revelou.

A intervenção de agentes de segurança frustraram igualmente suspeitos planos de ataques terroristas e descobriram esconderijos de "extremistas" nas cadeias montanhosas do oeste do país, onde foram eliminados dois elementos suspeitos de terrorismo entre pessoas escondidas no local.

Trata-se de Mohamed Ben Ouanas Hadji e Nedhem Dhibi, ambos escondidos na zona de Hassi, na região de Kasserine, no centro-oeste do país.

Esclareceu que organizações "terroristas" mudaram a sua estratégia, aproveitando-se da preocupação do Estado em fazer face à disseminação do novo coronavírus.

O governante indicou que o Estado não negligenciou a luta contra o terrorismo, mas que faz face a dois perigos simultâneos, de maneira regular e profissional.

-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/DD 16novembro2020