Agência Panafricana de Notícias

10 crianças mortas em confrontos armados no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – Pelo menos 10 crianças morreram nos recentes confrontos entre forças governamentais e grupos rebeldes em Kordofan-Sul, no Sudão, declarou quinta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), exortando as partes em conflito a cessar os combates e a permitir às crianças ir à escola.

Num comunicado de imprensa publicado na capital sudanesa, Cartum, o UNICEF indica que as crianças, com idades compreendidas entre os dois e os 15 anos, morreram nas últimas duas semanas no Estado de Kordofan-Sul.

A agência onusina condenou « vigorosamente a perda contínua de vidas inocentes no Sudão na sequência dum conflito armado ».

Sem precisar quem esteve por detrás do bombardeamento e dos disparos que provocaram a morte das crianças, o UNICEF deplorou que « as crianças continuem a suportar o mais pesado fardo desta catástrofe humana ».

O Governo do Estado de Kordofan-Sul acusou esta semana o Exército de Libertação do Povo Sudanês (movimento rebelde) de bombardeamentos da cidade principal de Kadugli, com vista a perturbar as eleições e matando pelo menos duas crianças e duas mulheres.

"O conflito não só mata como também impede as crianças de aceder aos serviços de saúde e de nutrição de qualidade e de receber uma proteção adequada", conclui a nota do UNICEF.

-0- PANA MO/AR/MTA/TBM/SOC/FK/IZ 17abril2015