Agência Panafricana de Notícias

União Europeia desbloqueia 110 mil euros para eleições gerais em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo anunciou ter reunido o valor suficiente para realizar as eleições gerais em São Tomé e Príncipe, através de um suplemento de 110 mil euros doados esta quarta-feira pela União Europeia (UE), no âmbito do programa segurança e paz gerido pela Comunidade Económica dos Estados de África Central (CEEAC), soube-se de fonte oficial em São Tomé.

“Achamos que é importante informar a nossa população que as eleições vão ter lugar em melhores condições e que neste momento temos o montante suficiente para poder colmatar as lacunas que se faziam sentir e poder realizar as eleições com todos os requisitos que ele requere” afirmou a ministra dos Negócios Estrangeiros Cooperação e Comunidades, Natália Umbelina.

Segundo ela, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os Estados Unidos, o Japão, a República da China Taiwan, Portugal e a União Europeia já contribuíram.

No entanto, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades apontou que a verba servirá para financiar a campanha de educação cívica e outros programas das eleições.

Falando à imprensa, após a assinatura do acordo, a chefe da diplomacia santomense garantiu que a missão de observação da União Europeia estará presente no pleito eleitoral.

-0- PANA RMG/TON 17setembro2014