Agência Panafricana de Notícias

UEMOA regista taxa de crescimento de 6,5 porcento em 2013

Bamako, Mali (PANA) – A atividade económica no seio da União Económica e Monetária Oeste-Africana (UEMOA) registou em 2013 uma taxa de crescimento de 6,5 porcento contra 5,8 porcento em 2012, soube a PANA durante a abertura quinta-feira em Bamako do Conselho dos ministros da organização.

A ministra maliana da Economia e Finanças e presidente do Conselho dos Ministros da UEMOA, Bouaré Fily Sissoko, sublinhou nessa ocasião as boas perspetivas económicas que se anunciam no seio da União.

Ela defendeu que a progressão do crescimento se explica pelo aumento da produção agrícola, pelo desenvolvimento das atividades extrativas bem como pelo acréscimo dos investimentos nas infraestruturas básicas e pela forte retomada da atividade económica na Côte d’Ivoire.

No entanto, Bouaré advertiu que a consolidação das conquistas e o melhoramento do bem-estar socioeconómico das populações da UEMOA exigem o reforço da paz e da segurança.

« O ano de 2013 está marcado pela normalização da situação sócio-política no Mali com a reconquista da parte norte do país e pela realização das eleições presidenciais e legislativas na Guiné-Bissau com progressos realizados na transição », frisou.

Segundo ela, estes resultados demonstraram novamente que a solidariedade entre os países da União e, sobretudo, com o apoio da comunidade internacional, permitiu resolver problemas de ordem política e de segurança com os quais estão confrontados alguns países da União.

Para a presidente do Conselho dos Ministros, as grandes obras da União continuam a ser, no entanto, a manutenção das taxas de crescimento elevadas, o financiamento das economias, a reforma das finanças públicas e o prosseguimento do aprofundamento dos mercados monetários e financeiros.

Além do Conselho dos Ministros, a capital maliana, Bamako, registou de quarta a sexta-feiras uma sucessão de encontros de alto nível da UEMOA, com a sessão ordinária do Conselho de Administração do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento (BOAD) e a reunião do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

-0- PANA GT/AB/AAS/IBA/FK/DD 20dez2013