Agência Panafricana de Notícias

UE quer publicação de atas de cada centro local de compilação de votos na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A União Europeia pede à Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) da República Democrática do Congo para "publicar as atas de cada centro local de compilação dos resultados", segundo um comunicado oficial europeu divulgado segunda-feira.

Para a UE, esta etapa é importante para a "credibilidade do processo" e "sinceridade do escrutínio".

O comunicado considera necessário que a operação seja feita "atendendo ao protesto de uma parte da oposição, bem como ao dos observadores nacionais".

Apela, no entanto, a todas as partes para se absterem de qualquer recurso à violência, para que qualquer protesto se realize de modo pacífico, através das vias previstas e do diálogo político.

Após o recurso introduzido por Martin Fayulu, que terminou na segunda posição, depois de Félix Tshisekedi, o Tribunal Constitucional congolês vai, dentro de alguns dias, validar ou não os resultados definitivos, porque os proclamados até ao momento são provisórios.

Em princípio, dois dias após a proclamação dos resultados definitivos, Félix Tshisekedi será empossado oficialmente como o Presidente da RD Congo.

-0-PANA AK/BEH/CJB/DD 15jan2019