Agência Panafricana de Notícias

Nigéria regista 663 novos casos confirmados de coronavírus

Abuja, Nigéria (PANA) - A Nigéria registou em 24 horas 663 novos casos positivos de covid-19 (coronavírus), elevando o total destes casos a 13 mil 464 no país, soube a PANA quarta-feira de fonte oficial no local.

Isto significa que os Nigerianos devem estar preparados para fazer face, cada vez mais, a  casos importantes da pandemia de covid-19, uma vez que agências sanitárias, os governos estaduais estão a esforçar-se para testarem o maior número possível de pessoas no país.

O Centro Nigeriano de Prevenção e Controlo de Doenças (NCDC) comunicou, através da sua conta twitter oficial , que oito mil 893 casos estão ativos, e que quatro mil 206 foram tratados e declarados curados e e que 365 pessoas morreram da doença.

O diretor-geral do NCDC, Chike Ihekweazu, disse numa reunião, segunda-feira última, com a Câmara dos Representantes (Parlamento), que é pouco provável que a Nigéria tenha atingido o pico da pandemia, acrescentando que importa dizer que a Nigéria está no início da pandemia.

Ihekweazu lamentou que a Nigéria tivesse realizado, até ao momento, "cerca de 100 mil  testes, embora o país tenha atualmente capacidade para realizar mais de 200 mil testes por dia." 

O chefe do NCDC acrescentou que a recusa dos Nigerianos de ser testados é parcialmente responsável pelo baixo número de testes.

Acrescentou igualmente que os Governos Estaduais não estão a cooperar com a agência no processo de testes, salientando que seria difícil conhecer o nível de infecão no país e fazer um planeamento adequado se as pessoas não fossem testadas.  

O NCDC igualmente  comunicou ter ativado três laboratórios adicionais no país, elevando a 33 o número total de laboratórios capazes de realizar testes PCR para a doença de coronavírus. 

-0- PANA MON/MA/NFB/DIM/DD 10junho2020