Agência Panafricana de Notícias

Nigéria critica FMI por aconselhar desvalorização da sua moeda nacional

Lagos, Nigéria (PANA) – A Câmara de Comércio e Indústria de Lagos (LCCI), principal organização de negócios da Nigéria, criticou o Fundo Monetário Internacional que aconselha o seu país a desvalorizar a sua moeda nacional, noticiou a imprensa local.

Juntando-se ao Banco Central da Nigéria, a LCC qualificou esta recomendação do FMI de "ilógica e inapropriada", de acordo com a fonte.

"Aconselhamos o FMI a colocar sempre as suas recomendações e conselhos no âmbito das condições políticas, sociais, económicas e internas do país'', indicou a imprensa local quarta-feira citando o presidente da LCCI, Femi Deru.

''A formulação de recomendações dum ponto de vista puramente monetário é, nos melhores dos casos, um exercício académico”, indicou.

Ele ressaltou que o naira sofreu uma desvalorização de 27 porcento nestes últimos dois anos com uma taxa de câmbio que passou de 118 nairas em média para um dólar americano em 2008 contra 150 nairas atualmente.

Ele afirmou que uma nova depreciação da moeda local causaria uma alta da inflação e dos custos de energia, agravando a situação da pobreza, entre outras consequências.

O presidente da LCCI considera "preocupante" o fato de o FMI aconselhar novamente a desvalorização da moeda, sem ter em conta o que já foi feito neste sentido nem as implicações disto na economia nigeriana.

De facto, o FMI criticou, no seu relatório, a política monetária do Banco Central da Nigéria qualificando-a de "contraditória".

A instituição de Bretton Woods indicou igualmente que a moeda nigeriana, o naira, está sobrestimada criticando ao mesmo tempo as despesas volumosas efetuadas pelo Governo da Nigéria em detrimento das despesas de investimento.

-0- PANA SB/SEG/AKA/TBM/CJB/DD 23fev2011