Agência Panafricana de Notícias

GALP mais interessada na zona económica exclusiva santomense

São Tomé, São Tomé e Príncipe - (PANA) - A petrolífera portuguesa Galp aumentu o interesse na prospeção do petróleo na Zona Económica Exclusiva (ZEE) de São Tomé e Príncipe, após ter adquirido 20 porcento dos 512 blocos nas mãos da americana Kosmos Energy, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

Segundo um comunicado da ANP STP (Agância Nacional de Petróleo de São Tomé e Príncipe, a petrolífera portuguesa aumentou o seu interesse na ZEE do país ao adquirir direitos em três blocos no campo petrolífero desta zona.

A GALP adquiriu 20 porcento no bloco 5, no qual é operadora a Kosmos Energy com 45 porcento, sendo que o Estado santomense, através da ANP, detém 15 porcent ao passo que a Equator Exploration (petrolífera da África Ocidental) com 20 porcento.

A portuguesa adquiriu de igual modo 20 porcento no bloco 11 cuja operadora é a norte americana Kosmos Energy detentor de 65 porcento, enquanto o Estado santomense tem 15 porcento no mesmo bloco.

Já no bloco 12, a americana Kosmos Energy, com 45 porcento, decidiu vender 20 porcento dos seus direitos à portuguesa GALP, neste mesmo bloco, enquanto a ANP tem 12,5 porcento e a Equator Exploration 22,5 porcento.

Em outubro de 2015, a GALP adquiriu o direito de exploração do bloco 6 na ZEE, após ter pago, cerca de dois milhões de dólares americanos no âmbito do CPP (Contrato de Partilha de Produção).

-0- PANA RMG/DD19dez2016