Agência Panafricana de Notícias

6,6 milihões de pessoas recebem tratamento antirretroviral em 2010, diz OMS

Lagos, Nígeria (PANA) – Seis milhões e 600 mil pessoas dos países de baixo e médio rendimentos estiveram sob tratamento antirretroviral contra o HIV/Sidam até finais de 2010, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Num comunicado publicado esta sexta-feira, a OMS sublinha que, entre os beneficiáros deste tratamento antirretroviral figuram 420 mil e 460 mil crianças.

A OMS explica que esta cifra representa o maior aumento anual registado até aqui no número de pessoas que tiveram acesso ao tratamento contra o HIV/Sida, ou seja mais de um milhão 400 mil do que no ano anterior.

«Essas novas estimativas impressionantes são um marco importante na ação da saúde pública contra o HIV, que arrancou há 30 anos», declarou a direitora-geral da OMS, Margaret Chan, citada no comunicado.

"Temos muito que fazer para alcançar este objetivo do acesso universal e só podemos ser bem sucedidos se intensificarmos o que estamos a fazer agora. Precisamos de inovações no domínio do HIV/Sida, nomeadamente uma prevenção e abordagens terapêutícas mais simples e mais acessíveis para todos os necessitados», acrescentou.

As últimas cifras sobre o tratamento contra o HIV/Sida mostram uma multiplicação por 16 do número de pessoas sob tratamento antirretroviral, entre 2003 e 2010. É essencial inovarmos para encontrarmos meios ótimos de fornecer serviços contra o HIV», declarou o direitor do departamento HIV/Sida da OMS, Gottfried Hirnshall.

-0- PANA SEG/AKA/AAS/DIM/DD 03junho2011