Agência Panafricana de Notícias

4800 migrantes africanos chegados a Itália em janeiro

Bruxelas, BélgicA (PANA) – O número de migrantes que chegaram a Itália depois de atravessarem a rota do Mediterrâneo Central foi, em janeiro de 2018, de quatro mil e 800 pessoas, segundo o relatório oficial da Agência Europeia de Guardas Costeiros e Guardas Fronteiras, antigamente denominada Agência Europeia de Controlo das Fronteiras Externas (FRONTEX).

O relatório indica que esta cifra representa uma diminuição de sete porcento em relação ao mesmo período em 2017, ano durante o qual a agência registou, no total, oito mil e 300 passagens irregulares nas quatro rotas principais migratórias para a Europa.

Segundo o relatório, os Eritreus constituem o maior grupo de migrantes que usaram a rota do Mediterrâneo Central, da qual se servem os migrantes que transitam pela Líbia. Depois dos Eritreus seguem-se os Paquistaneses e os Tunisinos.

O relatório indica que, durante o mês de dezembro de 2017, se registou um aumento do número de Líbios que atravessaram o Mediterrâneo para Itália.

No que diz respeito ao Mediterrâneo Ocidental, que conduz essencialmente para a Espanha, o número de passagens de migrantes diminuiu mais de um terço em relação a 2017.

-0- PANA AK/IS/FK/IZ 7mar2018