Agência Panafricana de Notícias

$ 370 milhões de perdas devido a bloqueio da produção petrolífera na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – As perdas do Estado tunisino resultantes do bloqueio da produção petrolífera, em 2017, atingiram os 900 milhões de dinares tunisinos (370 milhões de dólares americanos), revelou este fim de semana o diretor-geral da empresa tunisina de atividades petrolíferas, Moncef Matoussi.

A parte do Estado nas receitas petrolíferas está avaliada em 80 porcento da produção, sendo os restantes 20 porcento das empresas investidoras, acrescentou o responsável tunisino numa entrevista a uma rádio local.

Segundo ele, os acontecimentos de « Kamour », no sudoeste do país, e outros causaram perdas estimadas em 300 milhões de dinares além das provocadas pelo atraso na exploração do campo de petróleo de « Naouará », avaliadas em 400 milhões de dinares.

Ele indicou que a produção de petróleo da Tunísia é de quase 45 mil barris por dia e será aumentada em 2018 para quase 500 mil barris por dia.

Movimentos de largos protestos e marchas que afetaram este ano várias províncias eclodiram a 3 de abril de 2017, na localidade de Tataouine, no sul do país, para se alargar à província de «Quabali », a 3 de maio último, lembre-se.

Os principais projetos de gás das duas empresas italiana e austríaca, « ENI » e « OMV » estão na localidade de Tatatouine, o que provocou o bloqueio, numa primeira fase da produção antes da sua suspensão total.

Os campos nestas duas localidades garantem 46 porcento da produção tunisina de petróleo e 27 porcento de gás.

-0- PANA YY/IN/IS/SOC/FK/IZ 19nov2017