Agência Panafricana de Notícias

11 por cento de Cabo-verdianos excedem tempo de estada legal nos Estados Unidos, diz diplomata

Praia, Cabo Verde (PANA) - Onze por cento dos Cabo-verdianos, que rumam para os Estados Unidos, com vistos de visitante, “excede o seu tempo de permanência legal, declarou o novo embaixador americano em Cabo Verde, Jeff Daigle.

Jeff Daigle, que falava a jornalistas, na cidade da Praia, apos apresentar cartas credenciais ao Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, explicou que este "não é um crime sem vítimas, uma vez que prejudica todos os Cabo-verdianos que tentam obter um visto e não conseguem, porque a embaixada se vê obrigada a aplicar critérios mais restritos na atribuição de vistos".

Acrescentou que, atualmente, a percentagem dos Cabo-verdianos que excedem o seu período de permanência legal naquele país colocam o arquipélago no mesmo grupo que o Sudão e a Somália, "países com que Cabo Verde não quer, por certo, estar agrupado".

Na semana passada, a Embaixada norte-americana em Cabo Verde divulgou uma nota, na qual adverte que muitos cidadãos ainda continuam a ficar nos Estados Unidos com vistos de visitante, o que, a seu ver, dificulta a emissão de vistos para muitos outros Cabo-verdianos.

“Infelizmente, os cidadãos cabo-verdianos estão a ultrapassar o limite de estada dos seus vistos de turismo. As taxas são significativamente mais elevadas do que a média mundial”, revela a representação diplomática norte-americana.

Perante esta situação, a Embaixada norte-americana alerta a todos que a permanência nos Estados Unidos, para além do período limite estabelecido, é uma violação grave da lei e poderá pôr em causa a situação não só dos que lá permanecem indevidamente, como também dos que tencionam obter vistos de turismo para visitar os Estados Unidos.

Entretanto, no discurso de apresentação das cartas credencias como novo representante diplomático do seu pais em Cabo Verde, Jeff  Daigle comprometeu-se a trabalhar com o Governo cabo-verdiano “para avançar os nossos objetivos comuns na melhoria da segurança e do Estado de Direito".

O diplomata prometeu também trabalhar "diligentemente” para desenvolver iniciativas importantes, como a construção do edifício da embaixada americana na cidade da Praia.

Daigle disse ainda que vai estar presente no próximo Fórum de Investimento em Cabo Verde que se realiza na cidade norte-americana de Boston em finais de setembro próximo.

"A minha participação", disse o diplomata norte-americano, "tem como objetivo demonstrar o compromisso do meu país de fortalecer os laços económicos e comerciais."

-0- PANA CS/DD 11set2019