Agência Panafricana de Notícias

$ 1 bilião para equipar Guarda Presidencial líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio de União Nacional vai dispor de um bilião de dólares americanos dos haveres líbios bloqueados no estrangeiro para armar e equipar a futura Guarda Presidencial, revelou o ministro de Estado para os Assuntos Legislativos, Amar al-Assoued.

Um acordo neste sentido foi concluído entre as autoridades líbias e alguns países, durante uma reunião na Tunísia, nos últimos dias, acrescentou al-Assoued numa declaração esta terça-feira à imprensa.

Segundo ele, várias empresas exprimiram a sua vontade de fornecer estes equipamentos a preços que ele qualificou de « exorbitantes ».

O Governo líbio decidiu formar a corporação da Guarda Presidencial encarregada da segurança do Executivo líbio e das instituições do Estado bem como da proteção das embaixadas.

Esta corporação de segurança será representativa de toda a Líbia, e os seus membros não terão nenhuma coloração política, regional ou tribal.

Lembre-se que o líder do Conselho Presidencial líbio nomeou, a 31 de agosto último, na sua qualidade de comandante supremo das Forças Armadas, o brigadeiro Najmi al-Nakoua chefe da Guarda Presidencial, integrada por unidades selecionadas do Exército e da Polícia bem como por outros interessados provenientes de diversas cidades líbias.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 20dez2016